Há bocado fui experimentar o Honda Jazz de um familiar de um amigo meu.
Este honda Jazz é de 2002, e encontra-se imaculado em termos de aspecto / mecanica.
Fiquei confuso pois pensava que os Honda Jazz antes de 2005 tinham os cantos dos parachoques em preto , mas já percebi que as diferenças de 2005 não passam por ai , na medida em que já vi alguns dos primeiros sem os referidos cantos pretos, e ainda hoje vi um Jazz Cool de 2005 com os cantos pretos dos parachoques. Por isso as diferenças do Upgrade / Restyling de 2005 não passam pelos cantos pretos.
Entretanto estive a pesquisar melhor na net, e afinal ja percebi as diferenças visuais que distinguem os que sairam originalmente dos que apareceram no final de 2004!
http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_Fit http://de.wikipedia.org/wiki/Honda_JazzNo site alemão da wikipedia percebe.se melhor as diferenças.
Compilando, temos que o cor de rosa é o modelo pré restyling / upgrade / facelif. E o Cinza é o que saiu no final de 2004.
Nota-se o parachoques diferente, sobretudo à frente em que debaixo da matricula passou a ter apenas uma grelha grande em vez de duas pequenas. E o pisca lateral passou a ser transparente em vez de cor de laranja. Ora reparem :

Não confundir com o sport, que tem uns spoilers à volta, como este pode exemplo:

No fundo não me interessam se os plasticos são mais assim ou assado. Só estou interessado num que seja já da geração pós restyling / upgrade / facelif , na medida em que há mais alterações para além das que são visiveis, como por exemplo os travês, que passaram a ser de disco de disco às 4 rodas e 4 airbags de série.
E assumo que mais erros / defeitos tenham sido corrigidos. Normalmente é para isso que estas revisões costumam servir.
Eis as fotos daquele que experimentei hoje à tarde, o tal de 2002 :

VAMOS AO QUE INTERESSA :
O carro do meu amigo está com 125.000Kms. E a versão base, mas traz 4 airbags.
Nas rodas de tras tem travoes de tambores e pneus 14" 175/65 R14 , salvo erro. São Good Year e têm apenas 1000 Kms.
Conduzi-o / testei-o cerca de 25 kms no Trajecto de Santarem > Almeirim (pela ponte nova = autoestrada) e de voltei pela velha (Estrada nacional) Iamos 4 pessoas no carro. Final do dia, Piso seco.
Achei pontos positivos :
******************************************************************************************************************
>Bom estado geral
>Materiais aparentam boa qualidade e tudo está impecavel
>O volante tem bom feeling
>Espaçoso
>Boa qualidade dos bancos e são confortaveis.
>Divertido de conduzir, facil de manobrar
>O motor é do mais silencioso que já ouvi, isto ao rolantim, pois em andamento faz um som como qualquer motor do genero.
>O motor está bem dimensionado para este carro. Sem sentir que estava a conduzir uma bomba, contudo senti que deu sempre razoavelmente conta do recado, mesmo com 4 pessoas.
>Fiz uma travagem maior para testar, e achei que travou muito bem, apesar de não ter discos atras.
>A caixa de velocidade é excelente, ja tinha experimentado um Honda Civic ha uns anos, e esta tem o mesmo feeling. Adorei!
>Boa insonorização
>Consumo porreiro para um carro a gasolina. O computador de bordo estava a marcar 5.8 de média
O que não gostei :
******************************************************************************************************************
E antes de falar do que não gostei, saliento que os 2 carros que estou habituado a conduzir no meu dia a dia são :
-Carrinha Mercedes E220Cdi do ano 2000, Rebaixada (avantgarde)
-Comercial Peugeot Partner 1.8Diesel de 1997
>Achei o carro muito saltitão. Mesmo com o peso de 4 adultos, saltita muito ao sabor da estrada. Sobretudo na Via-Rapida que vai de Santarém para Almeirim (ponte nova). O piso nesta via / ponte é uma desgraça, e convida precisamente ao saltitar. Mesmo assim achei que saltita demais.
>Não gostei lá muito da direcção. Talvez por ser assistida electricamente e não estar habituado.
A baixa velocidade ou em cidade é uma maravilha. Muito leve a fazer manobras, mas vai ficando mais pesada à medida que a velocidade aumenta. Penso que isto é normal, se bem que estou habituado a direcções assistidas hidraulicas, e nunca ficam tão pesadas como esta fica.
Isto do ficar pesada quando se vai mais depressa é seria fixe, não fosse ter que estar constantemente a ter que corrigir a trajectoria, pois ora foge para um lado, ora foge para o outro.
Não percebi se era do vento, do mau piso da Ponte nova Santarem > Almeirim , ou simplesmente por os pneus serem quase novos e ainda estarem eventualmente com o "efeito balão", mas a realidade é que não acho que seja um carro descontraido para se ir numa viagem longa em autoestrada.
Como a direcção fica pesada, mas tem que estar constantemente a levar toques para corrigir a trajectória, então assumo que numa viagem longa dêm para ganhar musculo nos braços
>Talvez pelo que descrevi no ponto anterior, a realidade é que não senti o carro seguro a partir dos 100Km/h . A direcção estava muito solta, apesar de pesada. Talvez até tenha folga, se bem que o meu amigo percebe de mecanica e diz que não.
Na pratica, sinto a minha mercedes mais segura a 140/150 do que o Jazz a 110/120. Claro que estou a comparar carros bastante diferentes, mas o feeling que senti foi esse.
Nem é pelo motor, pois senti que ele ainda tinha muito para dar, é mesmo porque não transmite confiança.
Exemplo: fiz o teste de no tabuleiro da ponte ultrapassar um camião, o qual ia a uns 100Km/h . Ou seja, devo ter ido aos 120Kmh/h durante essa ultrapassagem. Resultado: O que deveria ser banal e fácil - até porque foi em recta - torna-se complexo e exige concentração porque é dificil manter a trajectoria certinha.
QUando fui um bocadito a 120Km/h pensei para comigo mesmo que até se vai bem, mas se houver algum problema / algo na via que obrigue a uma guinada, tenho sérias duvidas quanto ao comportamento do Jazz.
A 120Km/h a turbolencia é equiparável à que sinto na mercedes se for a uns 170 Km/h (das poucas vezes que lá fui).
Resumindo:
Parece-me um carrinho:
-espectacular para cidade.
-Suficiente para estrada nacional
-Mediocre para auto estrada, quando se gosta de ir a mais do que uns 100 ou 110
Em auto estrada fez-me lembrar (pela negativa) um Hiunday Getz, de rent a car, com o qual andei durante um dia ha uns anos.
Gostava de perceber:
>Será que todos os Honda jazz são como este que experimentei, ou será que a versão com jantes de 15" melhora o problema ?
>Será que os concorrentes tipo Modus, Colt, Smart ForFour têm um comportamento similar em auto estrada ?
>E os mais baixinhos, tipo o Polo, Clio ? Ou isto não é um problema de altura ?
Obrigado a tod@s que tiveram paciencia para lêr isto até aqui, e mais ainda aos que após exaustos, ainda vão ter paciencia para responder às minhas questões / opinar